Nossas Soluções

Eleva Plataforma de Ensino

A plataforma de ensino, desde seu conceito até sua execução, é uma grande inovação no sistema tradicional. Ao proporcionar um currículo completo, incluindo habilidades acadêmicas e socioemo­cionais, personalização do estudo por meio da tecnologia, material didático atualizado e contextualizado, além de consultorias pedagógica e operacional dedicadas, a Plataforma de Ensino Eleva se firma como uma evolução em termos de ensino e aprendizado.

Sabe-se que as demandas da educação contemporânea se transformam a todo momento. De um lado, os alunos buscam entender o porquê de estudar cada conteúdo e solicitam cada vez mais novos recursos integrados ao aprendizado. Do outro, os professores enfrentam as exigências típicas da profissão – como lidar com diferentes estilos de alunos e as mais variadas velocidades de aprendizado –, com o desafio adicional de disputarem espaço com apetrechos eletrônicos cada vez mais atraentes, em um mundo de múltiplas alternativas para passar o tempo. É claro que a sala de aula precisa acompanhar esse processo.

Para resolver essa questão, fomos buscar o que há de melhor e mais moderno em ensino no mundo, testando os conceitos em nossas escolas próprias para desenvolver a nossa plataforma de ensino. Criada em um ambiente de construção coletiva, a Plataforma de Ensino Eleva facilita a vida de educadores parceiros ao fazer com que eles e os alunos falem a mesma língua e estejam alinhados em anseios e exigências. Por ser totalmente contextualizada, o aluno que usufrui dela torna-se alguém muito mais preparado não só para o Enem, mas também para o mercado de trabalho e para a vida.

Nossas Soluções - Estrutura da plataforma de ensino Eleva

Material Contextualizado

Nosso material didático destina-se aos Ensinos Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Médio e Pré-Vestibular. Elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases, atende às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na BNCC e se organiza em módulos, o que facilita a divisão dos assuntos nas aulas, a execução e o acompanhamento do plano de curso anual. Dois grandes diferenciais são a constante atualização e a abordagem amplamente contextualizada, que procura responder a perguntas do tipo “Por que estou aprendendo isso?” e “Qual é a utilidade disso na minha vida?”.

Embora todos saibamos a importância da contextualização do ensino nos dias de hoje, vincular o conteúdo a aplicações e referências na vida do aluno não é tarefa fácil. Por isso, muitos livros didáticos e professores acabam por não contextualizar, ou por fazê-lo apenas nos exercícios.

Para resolver esse problema e atender à demanda de alunos e professores, a Eleva desenvolveu uma metodologia própria de contextualização. Nossos módulos se dividem de forma a maximizar o aprendizado, conectando-o com a realidade nas seguintes partes:

Texto Motivador

Cada módulo inicia-se com uma pergunta motivadora, que pretende despertar o interesse dos alunos, levando-os a querer saber mais. Essa pergunta é respondida com uma referência à realidade, ou seja, uma aplicação que se relaciona com o cotidiano do aluno, e, por fim, estabelece-se uma conexão com a teoria, isto é, uma explicação de como o conteúdo teórico ajudará a unir a pergunta e a referência.

Material Didático Contextualizado

Conteúdo Teórico e Boxes

A parte teórica do material apresenta a teoria de forma bem elaborada, a fim de fornecer uma base sólida de conhecimento aos alunos. Para permitir que o aluno entenda a fundo cada conteúdo e consiga utilizá-lo em situações novas, é de fundamental importância que haja uma etapa teórica com abstração e internalização dos conceitos principais. Para completar a abordagem, o conteúdo teórico é permeado por boxes de três tipos: interdisciplinando, contextualizando e aprofundando.

No material de 2018, foram acrescentados quatro boxes novos: em Matemática, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o box #matematicando aborda casos de tratamento de informação. Já em Ciências, o box experimentando traz propostas de experimentação em diversos módulos. As habilidades socioemocionais também aparecem com o box momento LIV ao longo do Ensino Fundamental. Por fim, todo o Fundamental é permeado por boxes esporádicos chamados arte e você, que propõem a reflexão interpretativa acerca de obras artísticas. Os boxes têm por objetivo complementar o conteúdo teórico com referências interessantes, aplicações práticas e desafios para o aluno.

Contextualizando

Exercícios

Para além da teoria, há aplicação prática, que ocorre por meio de exercícios divididos em três categorias: os conceituais, que envolvem questões com o propósito de internalizar os conceitos teóricos estudados pelos alunos; os contextualizados, que primam por exemplos de aplicações práticas dos conceitos aprendidos; e, por fim, os de aprofundamento, que são questões mais complexas que levam o aluno a “ir além”.

Topo

Tecnologia Individualizada

Uma sala de aula é composta por alunos com diferentes ritmos de aprendizado e uma gama considerável de aptidões e dificuldades por parte de cada um. Muitas vezes, é difícil para o professor abordar, de maneira personalizada, as dúvidas de cada aluno. Nesse contexto, o uso da tecnologia – já tão presente na vida dos jovens – surge como uma excelente ferramenta para complementar os estudos. Tanto a plataforma adaptativa quanto os jogos educacionais contemplam todas as matérias.

Plataforma Adaptativa

A Eleva entende que o estudo vai muito além da sala de aula. Por isso, desenvolveu uma plataforma adaptativa, inteiramente preenchida por questões consagradas ou inéditas, disponível para o Ensino Fundamental – Anos Finais e para o Ensino Médio. Nossa plataforma identifica, por meio da resolução de atividades de diagnóstico, as dificuldades do aluno em determinada disciplina. Após esse reconhecimento, são sugeridas listas de exercícios e videoaulas de diferentes níveis de dificuldade, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno. Nessas atividades, é possível ter acesso ao gabarito das questões e verificar o nível de aprendizado em cada conteúdo. Assim, o jovem consegue identificar e sanar suas dificuldades, melhorando sua aprendizagem.

tecnologia Plataforma de Ensino Eleva

Jogos Educativos Plataforma de Ensino Eleva

Jogos Educacionais

O mundo moderno reserva a nós, educadores, um grande desafio: cada vez mais os nossos alunos dedicam seu tempo à internet, jogando videogame, navegando pelas redes sociais ou simplesmente assistindo a filmes ou ouvindo músicas. Eles são o que chamamos de nativos digitais, para os quais nem sempre o conhecimento formal é tão importante quanto o que se pode adquirir na rede. Diante de tal quadro, o que fazer para que o aprendizado ocorra de forma mais produtiva? É fundamental conquistar o interesse desses alunos, e a melhor maneira de fazê-lo é acrescentando atividades pedagógicas divertidas e interativas ao aprendizado tradicional da sala de aula.

Por meio de nossos jogos educacionais, todos sincronizados com o conteúdo abordado em sala de aula, o aluno reforça em casa as ideias aprendidas na escola. À medida que consegue avançar no jogo, sente-se estimulado com o aprendizado e melhora seu desempenho pedagógico. Disponível da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais

Gabarito Online

Neste serviço, disponível para o Ensino Fundamental – Anos Finais e o Ensino Médio, os alunos têm acesso a soluções comentadas e explicadas de todos os exercícios do material didático. A ferramenta permite, por exemplo, que os alunos acessem soluções que não tenham sido propostas em sala de aula.

Videoaulas

Videoaulas

O portal oferece cerca de 5 mil videoaulas, sendo aulas-resumo ou de exercícios das diferentes disciplinas, disponíveis para Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Essas aulas permitem aos alunos a revisão de assuntos que não foram bem compreendidos durante as aulas regulares ou a reposição de alguma aula a que tenham faltado.

Agenda Plataforma de Ensino Eleva

Agenda e Plano de Estudo

O Portal Eleva também oferece a possibilidade de criar uma agenda e planos de estudo. Atualmente, em quase todas as ações humanas, o planejamento está presente, uma vez que ele serve como norteador para a realização de atividades pessoais e profissionais. Na vida estudantil, ele também é imprescindível para criar metas e ter foco nos objetivos durante o ano letivo, obtendo bons resultados. O Portal Eleva ajuda o aluno dando sugestões de plano de estudo a fim de facilitar o seu progresso ao longo do ano letivo, promovendo resultados positivos em seu desempenho.

Topo

Avaliação para Aprendizagem

Provas e Simulados

Oferecemos simulados interdisciplinares em todos os segmentos, com questões contextualizadas, que preparam o aluno para o Enem desde as séries iniciais. O tempo para a realização das provas, o estilo e o nível das questões vão ficando mais próximos do Enem à medida que o aluno avança de uma série para outra. Além disso, em alguns simulados, realizamos a correção TRI (Teoria de Resposta ao Item) comparativa entre todos os alunos, forne­cendo instrumentos de análise para a escola.

Simulado Enem Eleva

Projeto Atualidades

Todos os dias, o aluno se depara com uma vasta quantidade de informações, e conhecer os fatos que ocorrem no Brasil e no mundo é de suma importância para complementar sua formação cidadã. A fim de atender a essa necessidade, temos o Projeto Atualidades. Por meio de uma seleção periódica de artigos e propostas de textos disponíveis no Portal Eleva, procuramos manter o aluno focado na realidade que o cerca.

Atualidades Portal do Aluno Eleva

 

Topo

Laboratório Inteligência de Vida

A cada dia, fica mais evidente a necessidade de o espaço escolar oferecer uma formação integral a seus alunos. Isso quer dizer que a escola não deve apenas se preocupar com os conhecimentos acadêmicos, pois é preciso muito mais para alcançar os caminhos que os alunos desejam. Compreender suas emoções e saber lidar com elas são importantes ferramentas para qualquer pessoa. Além disso, saber se comunicar bem, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa são fatores fundamentais para o êxito pessoal e profissional de qualquer pessoa. Apesar da importância desses temas, sabemos que há pouco espaço para que eles sejam trabalhados nas aulas tradicionais. Nesse contexto, a Eleva introduziu o projeto Laboratório Inteligência de Vida (LIV), estruturado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Materiais Laboratório Inteligência de Vida - Plataforma de Ensino Eleva

Existem dois grandes pilares que norteiam o trabalho: a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais. Todos os segmentos são pensados com um currículo adequado para o desenvolvimento dos alunos de acordo com a sua faixa etária, buscando uma linguagem mais engajadora para cada fase. No Fundamental Anos Finais, por exemplo, temos um currículo estruturado com base em seis habilidades: pensamento crítico, proatividade, perseverança, comunicação, colaboração e criatividade. Esses conceitos são internalizados anualmente por meio da criação de hábitos. Um bom exemplo é o hábito da “troca de chapéu”, que estimula o aluno a se colocar no lugar do outro, praticando a colaboração.

O LIV pode contemplar a escola desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, contendo 34 aulas anuais e que também podem ser comercializadas separadamente. Dentro de sua linguagem engajadora, o projeto conta com livros paradidáticos exclusivos, músicas, projetos colaborativos, séries audiovisuais exclusivas, dinâmicas interativas e jogos, além de treinamentos específicos para responsáveis, professores e coordenadores da escola feitos pela própria equipe pedagógica especializada na área.

 

 

Colaboração
Criatividade
Comunicação
Provatividade
Pensamento Crítico
Perseverança
Topo

Comunidade de Educadores

A educação não é uma via de mão única. Por isso, é muito importante a participação de todos no processo de construção educacional dos nossos alunos. A comunidade de educadores é um espaço para sugestões de contextualização, dinâmicas para as aulas de LIV e sugestões para teoria e exercícios.

Comunidade-de-Educadores

Fórum Online

O fórum online da Comunidade de Educadores é o canal, dentro do Portal Eleva, pelo qual professores e educadores podem enviar ideias que melhorem o aprendizado do aluno. Com base na quantidade e na qualidade das sugestões enviadas, estabelece-se um ranking dos participantes, que, ao final do ano, recebem prêmios de reconhecimento. Esses prêmios vão desde vale-livros, passando por tablets e chegando a viagens com acompanhante

Eleva A+

Acreditamos que estamos sempre aprendendo. Queremos fazer parte da jornada de cada educador, apoiando-o com algumas ferramentas. Oferecemos manual impresso, vídeos de desenvolvimento profissional e encontros pedagógicos focados em 3 áreas: discussão da arte de ensinar, compartilhamento de técnicas que funcionam em sala de aula e promoção de discussões conteudistas em cada disciplina.

livro_do_professor_Plataforma_de_Ensino_Eleva

 Guia do Professor

Sabemos que planejar uma boa aula leva mais tempo do que dar a aula em si. Para ajudar nesse processo oferecemos sugestões de abordagem e, ocasionalmente, de materiais adicionais para cada aula, além de gabarito comentado de todos os exercícios do material didático.

 

 Banco de Questões

O professor tem à disposição questões inéditas formuladas especialmente para as disciplinas do Ensino Fundamental 2 e milhares de questões dos principais vestibulares do Brasil para o Ensino Médio. O banco permite ao professor elaborar as avaliações com ferramentas de busca e filtrar questões por nível de dificuldade, assunto da disciplina, ano, questões inéditas e de vestibular.

Eleve o seu Português

Eleve o seu português

Um dos aspectos mais fundamentais do processo educacional é o conhecimento da nossa língua. Como colegas na missão de educar pessoas, é fundamental que escrevamos corretamente. Assim, o guia Eleve o seu português foi desenvolvido com o intuito de indicar os 60 erros mais comuns da língua portu­guesa e as formas corretas correspondentes.

Topo

GESTÃO ESCOLAR

O trabalho em equipe é um dos valores mais fundamentais da Eleva. Acreditamos que uma parceria não se constrói somente com o uso do material didático e da tecnologia, mas que é preciso haver uma interação constante entre todas as partes. Por isso, a Eleva oferece consultoria operacional e pedagógica presente, que visa acompanhar o dia a dia das escolas e auxiliá-las no que for preciso.

Evento Inaugural Plataforma de Ensino Eleva

Encontro Pedagógico

Evento destinado a coordenadores e professores com o intuito de levar novidades sobre a Plataforma de Ensino Eleva e sobre educação.

Palestras Pedagógicas

De bullying a TRI, de neurociência na educação a contextualização, nossa equipe pedagógica está preparada para ministrar palestras sobre variados assuntos, dentro da relação temática pertinente às demandas dos mais diferentes tipos de escola.

Congresso de Diretores Plataforma de Ensino Eleva Rafael Mantovano

Congresso de Diretores

Uma vez por ano, reunimos diretores e mantenedores de escolas em um congresso, no qual discutimos tendências da educação, mostramos novidades no sistema de ensino e trazemos palestras engrandecedoras.

campanha de marketing Plataforma de Ensino Eleva

Marketing

Sugestão de arte para campanha da escola, entrega de peças internas atrativas e apoio na campanha de captação e retenção de alunos.

Práticas Pedagógicas

Oficina de elaboração de questões

Com a indiscutível relevância do Enem, oferecemos a coordenadores e professores uma oficina de montagem de questões contextualizadas, nos moldes do exame.

banco de questões

Portal do Parceiro

Todas essas funcionalidades estão presentes e concentradas no nosso Portal do Parceiro, bem como outros tópicos importantes para a escola, como pedido de material e assessoria de marketing.

Topo

Nossas Soluções
3.8 (76%) 10 vote[s]